terça-feira, 15 de junho de 2021

3 - Letramento crítico visual: uma proposta de atividade multimodal com foco na capacidade de leitura

        Caros leitores, o post de hoje é uma proposta de atividade multimodal para ser trabalhada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com base na Pedagogia dos Multiletramentos, mais especificamente focada na "aprendizagem por design" (Learning by Design), de Kalantzis e Cope (2005). Esta atividade surge como resposta à seguinte problemática: de que modo é possível promover o letramento crítico por meio de análises visuais de imagens?

Introdução

       Esta atividade parte de uma proposta de leitura crítica de imagens retiradas de um videoclipe. O videoclipe em questão é da música "Same love", da dupla de hip hop Macklemore e Ryan Lewis, com participação de Mary Lambert, que foi lançada no álbum The Heist em 18 de julho de 2012, nos Estados Unidos, e aborda uma questão social problemática nos tempos atuais: a homofobia. A história contada no videoclipe, basicamente, trata sobre o ciclo da vida, do nascimento até a morte, abordando as várias fases pelas quais todas as pessoas passam, como infância, adolescência e vida adulta. O grande diferencial nesse processo é que a personagem principal não se identifica com os padrões tidos como normais pela sociedade e enfrenta alguns confrontos (internos e externos) até se assumir como homossexual e poder, finalmente, ser aceito e viver sua vida livremente. Além da temática principal, é possível perceber nesse texto multimodal outras questões que podem ser discutidas e exploradas de forma crítica, como os estereótipos sociais, a influência da religião na vida dos indivíduos, o preconceito, as lutas das minorias sociais etc. 
        A nossa análise é estritamente visual, mas é interessante frisar o contexto de produção da música do videoclipe, pois isso ajuda na construção dos possíveis sentidos que serão inferidos pelos alunos na análise. A letra faz referência à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA, sendo, inclusive, utilizada na campanha para o referendo Washington Referendum 74, que foi mais tarde aprovado e permitiu de fato a união entre homossexuais no estado de Washington. 
      Ademais, passemos agora a alguns princípios teóricos que são importantes para a fundamentação da atividade.

Perspectiva teórica

      Primeiramente, é importante contextualizar o gênero a ser trabalhado, o videoclipe. Esse termo começou a ser utilizado na década de 1980 e, em termos gerais, se refere à técnica de fazer o recorte de imagens, fazendo colagens em forma de narrativa a qual é contada em vídeo (CORRÊA, 2006). Videoclipes pertencem aos gêneros musicais e, conforme Soares (2009, p. 29), são audiovisuais que se constroem "a partir de uma esfera relacional entre música e imagem, sendo um dos alicerces da indústria fonográfica e do lançamento de novos CDs". 
A partir disso, percebemos que trata-se de um gênero multimodal. Assim, recorremos à Pedagogia dos Multiletramentos, fundamentada a partir do New London Group (1996), que incorpora quatro componentes fundamentais para o ensino: Prática Situada, Instrução Aberta, Enquadramento Crítico e Prática Transformada. Esta Pedagogia, portanto, baseia-se na incorporação de aspectos sociais, econômicos e também tecnológicos no ensino de modo a tornar o aluno um sujeito crítico ou, em outras palavras, um sujeito agentivo.
Multiletramento, nesse sentido, diferencia-se do modelo convencional de letramento escolar que é focado apenas na aquisição de habilidades e, raras vezes, no domínio de práticas sociais. No contexto de sala de aula, trabalhar com práticas de multiletramentos tende a provocar uma mudança de perspectiva, promovendo debates importantes que geram criticidade e preparam os alunos para se posicionarem como sujeitos construtores de conhecimento, ao invés de receptores passivos. 
Nesse sentido, Kalantzis e Cope (2005), com o objetivo de promover uma transformação da aprendizagem, propõem, a partir do arcabouço teórico já postulado pelo New London Group, a aprendizagem por Design. A noção de Design em multiletramento é construída com base na variabilidade de recursos que servem a diversos propósitos em diferentes contextos sociais e culturais. Em resumo, esses autores complementam a Pedagogia dos Multiletramentos, desenvolvendo quatro noções básicas para o conhecimento: experimentando, conceitualização, analisando e aplicando. "O foco do Learning by Design está no significado e na ação como formas de conhecimento e os quatro processos de conhecimento [...] são as partes constituintes disso" (YELLAND; KALANTZIS; COPE, 2008, p. 203).
Assim, como forma de colocar o "saber em ação", partimos para uma proposta de leitura crítica visual, que visa estabelecer uma percepção crítica no aluno para que, a partir disso, ele possa criar novos conhecimentos que sirvam não somente para o desenvolvimento de uma atividade meramente escolar, mas para a construção de sentidos que o acompanhem em suas vivências sociais. 


Atividade: leitura crítica de videoclipe para turma de 9º ano do Ensino Fundamental

        Após assistir ao videoclipe abaixo (Same love - Macklemore & Ryan Lewis Feat. Mary Lambert), analise as imagens apresentadas a seguir e responda as questões propostas.




QUESTÃO 1 - Que cena esta imagem retrata e que elementos o fazem inferir isso?



QUESTÃO 2 - Comparando essas duas cenas, quais as diferenças são perceptíveis entre elas e quais sentidos podem ser produzidos a partir disso?


QUESTÃO 3 -  O que essa imagem representa para você? 


QUESTÃO 4 - Quais as diferenças entre as duas cenas da imagem abaixo? Que sentimentos essa imagem provoca em você?


QUESTÃO 5 - Observando os elementos que compõem essa imagem, descreva que cena do cotidiano ela retrata ou pode retratar.


QUESTÃO 6 - Você consegue identificar o contexto no qual essa imagem foi feita? Quais sentidos podem ser produzidos a partir dela?



QUESTÃO 7 - Você já viu alguma cena parecida com essa imagem? O que ela significa?


QUESTÃO 8 - Que sentimentos a imagem abaixo desperta em você? Com base nos vários elementos perceptíveis nela, você considera essa cena comum ou incomum? Justifique.


QUESTÃO 9 - Observando atentamente essa imagem, qual relação ela tem com o videoclipe que você assistiu? Quais sentidos podemos produzir a partir dela?


QUESTÃO 10 - O que você acha que está acontecendo nessa imagem? Com base nas suas inferências, escreva duas possíveis sequências para ela. 



Conclusão

    Apesar de essa atividade não ter sido ainda aplicada no contexto de sala de aula, no desenvolvimento dela pudemos perceber que aliar o letramento multimodal e a aprendizagem por design ao ensino, sobretudo o de línguas, confere um grande diferencial no desenvolvimento dos alunos. Respondendo ao questionamento inicial, concluimos que o letramento crítico por meio da análise de imagens pode ser promovido em atividades como essa que incentivem o aluno a explorar seus conhecimentos e a transformá-los em ações concretas que serão repercutidas no contexto social, gerando mais e mais aprendizados. 


Referências:

CORRÊA, Laura Josani Andrade. Breve história do videoclipe. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 8., 2006, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2006. p. 1-15.

GABI. Assunto LGBT + - Same Love. Amino (página de blog). 2017. Disponível em: https://aminoapps.com/c/comunidade-lgbt/page/blog/assunto-lgbt-same-love/aVkz_pXef0uaBrXPjl8BvW7r2vBnl8qR6J0. Acesso em: 12 jun. 2021. 

KALANTZIS, M.; COPE, B.; The Learning by Design Project Group. Learning by desing. Melbourne, Austrália: Victorian Schools Innovation Commission, 2005. 

MACKLEMORE LLC. Macklemore & Ryan Lewis - Same Love feat. Mary Lambert (Official Video). Youtube, 02 out. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hlVBg7_08n0. Acesso em: 25 maio 2021.

SOARES, Thiago. A construção imagética dos videoclipes: canção, gêneros e performance na análise de audiovisuais da cultura midiática. 2009. 303 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

YELLAND, Nicola; COPE, Bill; KALANTZIS, Mary.'Learning by Design: creating pedagogical frameworks for knowledge building in
the twenty-first century'. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 36, n. 3, p. 197-213, 2008. 

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