O post de hoje é uma pequena análise da relação entre texto e imagem de uma cena retirada de um livro infantil que conta a história de Rapunzel.
Podemos observar no texto verbal uma sentença declarativa: "Ao completar doze anos, Rapunzel foi trancada pela bruxa no alto de uma torre sem portas e com uma pequena janela". Essa sentença estabelece uma direção baixa com relação ao leitor, pois apenas está informando algo sem requerer a sua participação. Além disso, o verbo aparece em terceira pessoa, confirmando a baixa direção. Com relação à imagem, há ausência de olhar da personagem, o que também indica uma baixa direção. Desse modo, o verbal e o visual convergem quanto à direção.
Quando analisamos a distância social, percebemos que a voz verbal é passiva e há também uma oração subordinada (adverbial temporal), bem como a imagem apresenta um close longo, o que, portanto, representa um grande distanciamento. Novamente, há uma convergência entre o texto e a imagem.
Por último, no que diz respeito ao envolvimento, notamos a ausência de pronomes possessivos e os demais pronomes estão na terceira pessoa, indicando um envolvimento fraco. Na imagem, o envolvimento também é fraco, pois o ângulo é oblíquo (apresenta a personagem e o cenário numa dimensão quase que de cima para baixo). Assim, o verbal e o visual também são convergentes nesse aspecto.
Concluindo, temos uma convergência entre texto e imagem em todos os níveis analisados (direção, distância social e envolvimento) e isso tem relação de significância com o propósito comunicativo do gênero (uma adaptação de conto de fadas para crianças), o qual, neste caso, apenas conta uma história sem exigir muito envolvimento ou participação do leitor e também se apresenta de forma coerente, visto que não aparecem divergências de significado.
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. (Org.). Rapunzel [recurso eletrônico]. Brasília: MEC/Sealf, 2020. (Coleção conta pra mim).
Nenhum comentário:
Postar um comentário