quarta-feira, 7 de julho de 2021
7 - Análise de texto e imagem com foco na relação interpessoal
terça-feira, 6 de julho de 2021
domingo, 4 de julho de 2021
4 - “REDONDO É SAIR DO SEU PASSADO”: UMA ANÁLISE DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA SKOL À LUZ DOS ESTUDOS MULTIMODAIS (PARTE I)
Caros leitores, neste post, apresentaremos uma breve análise de imagens extraídas da campanha “Redondo é sair do seu passado”, lançada pela Skol no dia 8 de março de 2017, à luz das metafunções e da FAMILY framework de Lim-Fei e Tan (2017).
ASSISTA AO VÍDEO:
INTRODUÇÃO
A campanha publicitária é um conjunto de estratégias criadas para divulgar uma marca ou um produto. Nesse sentido, ela constitui um tipo de propaganda que, como tal, tem o objetivo de atrair determinado perfil de consumidor. No Brasil, as campanhas publicitárias de cerveja costumavam, até pouco tempo, associar o produto que veiculavam a corpos de mulheres as quais eram objetificadas. Isso era resultado, em parte, da cultura machista e, por outro lado, do fato de o público consumidor ser predominantemente masculino. No entanto, com o crescimento de movimentos sociais, como o movimento feminista, e com os rearranjos pelos quais a sociedade passou, algumas discussões começaram a ser feitas em torno dessa temática e, aos poucos, as grandes cervejarias foram se adaptando para atrair um novo perfil de consumidor. Nesse cenário, a mulher, antes vista apenas como um objeto de desejo para atrair consumidores, passa a também ocupar o papel de consumidora crítica que não compra qualquer discurso. Nesse contexto, a Skol, uma famosa marca de cerveja brasileira, produziu, em 2017, uma campanha, intitulada “Redondo é sair do seu passado”, com a “tentativa de reconciliação da marca com o público feminino” (FORTES, 2018, p. 60).
O vídeo de lançamento da campanha conta com a participação de seis ilustradoras que recriam pôsteres antigos da Skol a partir de uma visão feminista e propondo a valorização da mulher em suas características distintas em detrimento do estereótipo de “mulher gostosa” que foi exaltado pela marca durante décadas.
A nossa análise se baseia nos estudos multimodais de Lim-Fei e Tan (2017), que fazem uma adaptação da teoria proposta por Halliday (1985) e também dos estudos aristotélicos sobre persuasão (Ethos, Logos, Pathos).
7 - Análise de texto e imagem com foco na relação interpessoal
O post de hoje é uma pequena análise da relação entre texto e imagem de uma cena retirada de um livro infantil que conta a história d...
-
Assim como definir o que é Literatura ou o que é Arte não é uma tarefa fácil, por mais que possa parecer algo simples para o senso co...
-
Caros leitores, neste post, apresentaremos uma breve análise de imagens extraídas da campanha “Redondo é sair do seu passado”, lançada ...